Histórico do Cenáculo de Maria de Flores da Cunha

 

Origem do Cenáculo

 

      O movimento Cenáculo de Maria surgiu no Rio Grande do Sul nos anos 80, nascido de um modelo de retiro realizado em São Paulo. E começou a ser difundido pela vontade de um sacerdote de São Leopoldo, convidado a participar de um destes retiros, o Padre Birck. Pe. Birk, ao participar do retiro, sentiu-se tocado pela experiência e decidiu proporcioná-la a outras pessoas.
     Assim foram surgindo diversos braços do movimento em outras regiões do estado, chegando à Serra Gaúcha em meados de 90. O movimento Cenáculo de Maria da Serra deu origem e ajudou a estruturar o movimento na cidade de Caxias do Sul.


Em Flores da Cunha...

 

      Em 2000, um grupo de onze jovens de Flores da Cunha, que haviam participado dos retiros da Serra e Caxias, decidiu fundar um grupo na sua cidade, ligado ao Cenáculo da Serra. Inicialmente o grupo se reunia semanalmente no salão do bairro Nossa Senhora Aparecida, e desta forma sutil nascia o Movimento Cenáculo de Maria de Flores da Cunha. O grupo ainda pequeno, inicialmente atuava junto ao grupo de Caxias do Sul, que disponibilizava 15 vagas em cada retiro, para convidados de Flores da Cunha, e os novos cenantes participavam dos preparativos dos retiros de Caxias. Essa oportunidade fez com o que o número de cenantes de Flores aumentasse, e assim, em oito de dezembro de 2001, foi fundado oficialmente o Movimento Cenáculo de Maria de Flores da Cunha, que seria acompanhado pelo grupo de Caxias.
     Seguindo este passo, o movimento organizou para agosto de 2002 o primeiro retiro de Flores da Cunha, que teve convidados de Flores da Cunha e Caxias do Sul. A primeira coordenação do movimento permaneceu por um ano, e a partir daí, as coordenações permanecem por dois anos. A partir de 2003 o Cenáculo de Flores da Cunha passou a realizar dois retiros por ano, para novos cenantes, e um Reencontro, para os que já tenham participado do retiro principal.
     Durante estes anos de movimento, muitas idéias foram surgindo, o grupo foi se estruturando, e foram agregados aos retiros, outras atividades conduzidas pelo movimento, através de seus participantes. Ações sociais, integrações, grupos de aprofundamento, estudos especiais. Foi criado o site como ferramenta para possibilitar o acesso à agenda e a comunicação entre os cenantes.
     As ações sociais do movimento procuram envolver os cenantes com a comunidade e suas necessidades, elas acontecem por iniciativa do movimento e também por iniciativa dos próprios cenantes, que entendem que a fé está interligada com as obras.
     A animação e a música sempre foram características marcantes do movimento, por isso é mantido o grupo de folclore, que anima missas, retiros e organiza uma atividade especial realizada pelo movimento, as Serenatas de Natal.
     O grupo organiza anualmente o almoço de confraternização, preparando todos os detalhes para a realização da grande festa que une cenantes, familiares e amigos.
     Todo o trabalho do movimento só é possível graças à dedicação e ao amor de cada cenante que passou e passa pelo movimento. Nenhum ser humano permanece indiferente à manifestação do amor de Deus em sua vida, e jamais se encara a vida da mesma forma após ter vivido uma verdadeira experiência de Deus. Esta é a missão do movimento Cenáculo de Maria de Flores da Cunha.

 

 

ESSA FAMÍLIA SÓ EXISTE, POIS VOCÊ É PARTE DELA.